Vamos começar essa conversa analisando a lista de ingredientes de uma gelatina comum sabor morango:
Açúcar, gelatina, sal, vitamina C, regulador de acidez: citrato de sódio, e ácido fumárico, aromatizante, edulcorantes artificiais: aspartame, ciclamato de sódio, acesulfame de potássio e sacarina sódica e corantes artificiais: bordeaux s. e amarelo crepúsculo.
Agora deixa eu traduzir isso pra você:
tem mais açúcar do que qualquer ingrediente
além do açúcar, tem QUATRO tipos de adoçantes artificiais
a adição de vitamina C é completamente insignificante (16mg em 1 colher de sopa de gelatina - 1 mísero morango tem 15mg)
pra quem não sabe ainda, a gelatina é de origem animal - ela é obtida a partir do colágeno presente nas peles, tendões e ossos de porcos, vacas e galinhas ou na pele e escamas de peixes
o sabor e cor de morango vêm de aromatizante e corantes artificiais, ou seja, não tem morango nenhum envolvido no processo
Agora, a gelatina já teve sua fama de ser saudável, já foi a opção saudável de sobremesa depois do almoço, já foi a solução pra queda na produção de colágeno, entre outras coisas. Mas não tem nenhuma fração desse alimento que faça ele ser considerado saudável, nadinha.
Colágeno?
Primeiro: a gente produz colágeno e é muito mais inteligente garantir os nutrientes importantes na síntese desse proteína do que consumir ela de fato. Segundo: a quantidade de colágeno na gelatina é insignificante.
''Ah, mas eu como gelatina sem açúcar, daí é saudável, né?''
Nem um pouco. Volta lá no começo do post e deixe de ler apenas o primeiro item. A gelatina zero/diet continua sendo um mix de resto de animais + aditivos químicos.
''Mas eu amo, o que posso fazer?''
Bom, se você ama gelatina, posso te dar algumas sugestões:
1 - reflita e entenda o que está por trás de gostar de gelatina - é o sabor, a textura, o conjunto, o sabor doce, uma memória afetiva?
Se refletiu e chegou a conclusão que é o conjunto e que você não vai encontrar isso em nenhum outro alimento:
2 - faça a sua própria gelatina, com suco de fruta natural, pouco açúcar (ou nenhum) e gelatina incolor (lembrando que ainda é um ingrediente de origem animal derivado de peles, tendões e ossos)
3 - siga o passo anterior, mas substitua a gelatina incolor por agar agar, que é uma espécie de gelatina vegetal, derivada de algas
Você já pensou por algum momento que gelatina era saudável? Já comeu com o intuito de ingerir colágeno?
Comments