Essa balinha de coco da foto vinha embrulhada em um papel colorido cheio de franjinhas e era usada até como decoração nas mesas de aniversário. Você lembra? Encontrei esses dias e resolvi comprar pra matar a saudade de sentir esse gostinho.
É um alimento saudável e nutritivo? Não e sim. Não é diretamente saudável para meu corpo, já que é composto apenas de açúcar (e aromatizante de coco). Ps.: será que naquela época o sabor também era artificial? rsrsrs
Mas, pode nutrir minhas memórias e me levar de volta pra uma época específica. Pode me fazer lembrar de pessoas, situações, acontecimentos, encontros, eventos em família, momentos de alegria... e quem vai arriscar dizer que isso não é saudável?
É logico que não vou me entupir de balinhas de coco de uma vez só, nem vou colocar elas na minha rotina alimentar, mas come-las de vez em quando pode ser muito saudável e nutritivo para a mente, e quando estamos com a saúde mental em dia, a saúde física fica muito mais próxima de ser atingida.
É essencial que você entenda que não precisa deixar de comer o bolinho quentinho da sua avó (ou a receita dela que alguém fez), a macarronada da sua tia ou qualquer alimento preparado que você compartilhava entre amigos ou família. Para melhorar a saúde, é preciso saber chegar no equilíbrio. E o equilíbrio envolve, na grande maioria do tempo, alimentos in natura, minimamente processados, vegetais, frutas e grãos. Mas envolve também (exclusivamente, às vezes) prazer, satisfação e afetividade em algumas refeições.
Vivemos na era dos ultraprocessados, e são eles os maiores responsáveis pela piora no padrão de alimentação da população (junto com o sedentarismo e a exposição excessiva ao estresse). Então não se sinta culpada por comer alguma comida que te abraça, curta o abraço e volte para sua alimentação do dia a dia rica em vegetais e frutas na refeição seguinte, está tudo bem!
Se você descobriu alguma intolerância ou sensibilidade alimentar, ou escolheu não comer certos tipos de alimentos, procure empresas que façam preparações adaptadas, explore receitas, aprenda a fazer preparações parecidas com as que você comia na infância ou em momentos especiais, mas não deixe de se dar a oportunidade de sentir o sabor de um momento.
Pra você, qual comida vem acompanhada de uma lembrança boa?
Se você prefere conteúdo em vídeo, te convido a assistir:
Comentarios