Muitas pessoas têm curiosidade em saber como ocorre a eliminação de gordura do corpo. A resposta pode surpreender: a gordura é eliminada principalmente através da respiração!
Quando ingerimos alimentos, nosso corpo transforma os nutrientes em uma forma utilizável de energia chamada ATP (adenosina trifosfato) - que você deve lembrar das aulas de biologia na escola. A quebra das moléculas de gordura ocorre através do processo de oxidação, que produz água, dióxido de carbono (CO2) e ATP.
Durante a oxidação, as moléculas de gordura são quebradas em ácidos graxos e glicerol. O glicerol e os ácidos graxos, no final, vão ser usados pra produzir ATP (energia), mas percorrem um caminho diferente. O glicerol é convertido em glicose e, em seguida, é utilizado para produzir ATP. Já os ácidos graxos são convertidos em uma molécula chamada acetil-CoA, que também é usada para produzir ATP. Calma que no final você vai entender!
O CO2 produzido durante a quebra da gordura é transportado pelo sangue e chega aos pulmões, onde é eliminado através da respiração. Já a água produzida é eliminada através da urina, suor e, mais uma vez, através da respiração.
Por isso, se você quer eliminar gordura corporal, lembre-se que isso acontece principalmente através da respiração! Cuide da sua alimentação e pratique atividade física regularmente para manter um estilo de vida saudável e promover a eliminação de gordura de forma natural.
Lembre-se de que a perda de gordura não ocorre apenas em áreas específicas do corpo, como a região abdominal, e sim de forma geral, então é importante manter um estilo de vida saudável como um todo.
Além disso, vale lembrar que não existem cremes, cápsulas ou suplementos que façam você eliminar gordura corporal - aquela que fica no tecido adiposo, no seu corpinho - através da urina ou das fezes, ok? E também, não adianta suar loucamente só para diminuir o número na balança, porque nadinha de gordura vai ser eliminada no suor, e depois de um copo d'água esse número vai retornar ao que era e sua composição corporal (quantidade de músculo e gordura) não vai ter mudado.
Portanto, não tem caminho fácil! É só através de um déficit calórico, adequação de estilo de vida, qualidade de alimentação e atividade física que você conseguirá atingir seu objetivo de redução da gordura corporal.
Comments