top of page

Saia do celular: uma reflexão sobre o uso de redes sociais e telas

Não teve post de final de ano. Mas teve muita vida vivida de verdade e vai ter reflexão.


Off nas redes, on na vida real


É clichê, mas a disposição para fazer um post, interagir, criar, etc. não vem com tanta naturalidade enquanto estamos vivendo a vida real, curtindo a família e amigos ou descansando.


E nesse ano uma das minhas metas foi reduzir meu tempo de tela e principalmente meu tempo de redes sociais. Com altos e baixos, consegui. E percebi que não perco nada passando menos tempo aqui. Outra coisa que ficou muito clara foi que a vida ficou mais produtiva e ao mesmo tempo foi passando em uma menor velocidade (talvez pelo tempo maior disponível, talvez pela ausência do hiperestímulo das redes).


Estar mais ausente das redes não significa trabalhar menos


Desconfio que seja o contrário, na verdade. Estar fora das redes não é sinônimo de trabalhar menos (porque aqui você pode dar a entender que trabalha muito, só filmando momentos chave do seu dia).


E isso também quer dizer que estar mais desconectado não te impede de ficar sobrecarregado de trabalho, mas te impede de ficar sobrecarregado de estímulos, de comparações, de inutilidades, de anestésicos emocionais...


Sente que precisa diminuir seu tempo nas redes?


Se você está desconfiando que o tempo que passa nas redes sociais está fazendo mais mal do que bem, posso te dar algumas dicas baseadas no que fiz e me ajudou, e você pode reaproveitar aquilo que faz sentido para você.


Antes de definir metas, entenda os motivos


Reflita sobre os motivos pelos quais você quer diminuir seu tempo de tela ou de redes sociais. Pense nas consequências negativas desse uso e o que você espera que aconteça quando você diminuir. Imagine o que você fará com o tempo “extra” que vai surgir assim que você parar de usar ele para ficar no celular. E depois de tudo isso estabeleça uma meta factível de diminuição de tempo de tela e tempo nas redes.


Depois de definir as metas, trace os caminhos que vão fazer você chegar lá - você vai excluir os apps do celular (ou ocultar da tela inicial)? Você vai colocar limites de tempo? Vai registrar o tempo que você ficou nas redes sociais?


No final, você vai se sentir bem


Acredito que qualquer diminuição de uso de celular e redes sociais pode ser benéfico.

Muitas pessoas se incomodam com a quantidade de tempo que passam aqui e não conseguem sair do lugar e fazer algo para mudar isso.


Pensar, traçar metas e caminhos possíveis é um ótimo começo, e vou sugerir alguns exercícios rápidos para você treinar o desapego com o seu celular a seguir.


Exercícios práticos

  • Vá à lugares próximos sem celular (academia, padaria, mercado, casa da mãe...);

  • Deixe o celular no carro ou na bolsa quando for à um restaurante;

  • Exercite não levar seu celular junto com você a cada troca de cômodo (quarto-banheiro, sala-escritório, cozinha-sala);

  • Use despertadores em outros dispositivos (como Alexa) ou aparelhos que só têm essa função;

  • Numa viagem ou passeio, coloque o celular em modo avião e use ele de câmera fotográfica.


O que eu fiz?


  1. Encarei meu tempo de tela e analisei quanto tempo passava em apps úteis, essenciais e nas redes;


  2. Coloquei uma meta em 2024 de ficar até 4h no celular como um todo e até 1h no Instagram (única rede social além do WhatsApp que uso) - a meta foi de acordo com meu uso no início do processo;


  3. Apaguei todos os apps da minha tela de início e retirei as sugestões automáticas quando acionava a busca - isso faz com que eu tenha que digitar o nome do app para conseguir acessá-lo;


  4. Saí diversas vezes de casa sem o celular (sempre com alguém que estava com celular caso ocorresse alguma emergência);


  5. Deixei o celular na sala enquanto estava trabalhando em outro cômodo;


  6. Exercitei hobbies que me faziam esquecer do celular;


  7. Propus momentos sem celular com pessoas próximas à mim (jantares, conversas, filmes...);


  8. Deixei o celular no corredor ou em um móvel ao invés de deixar na cama quando eu ia dormir;


  9. Desativei todas as notificações de aplicativos (exceto do WhatsApp).


Sugestão de leitura:

How to Break Up With Your Phone - Catherine Pierce

O título em português, "Celular: Como Dar um Tempo" está infelizmente indisponível, mas se você conseguir ler em inglês pode adquirir o livro em formato de e-book.


E um feliz 2025 novo para nós!

Que esse ano seja mais consciente em relação ao uso de telas, de redes sociais, à alimentação, ao trabalho e que encontremos o equilíbrio que a gente tanto precisa na vida!

✍🏼Milena Hernandes - Nutricionista

📌CRN-3 63747



Komentáře


bottom of page