top of page

Romantização do álcool e demonização do açúcar

Já percebeu que tem muito profissional de saúde que demoniza o açúcar mas normaliza o álcool?


O que a OMS diz sobre o açúcar?

Tanto em adultos como em crianças, a OMS recomenda reduzir a ingestão de açúcares livres a menos de 10% da ingestão calórica total (essa é a recomendação).

A OMS sugere uma redução ainda maior na ingestão de açúcares livres a menos de 5% da ingestão calórica total (isso seria o ideal).


Os açúcares livres incluem os monossacarídeos e os dissacarídeos adicionados aos alimentos e às bebidas pelo fabricante, pelo cozinheiro ou pelo consumidor, além dos açúcares naturalmente te presentes no mel, nos xaropes, nos sucos de frutas e nos concentrados de sucos de frutas. 


O que a OMS diz sobre o álcool?

Que não existe dose segura de álcool e que ele não confere nenhum benefício à saúde.


Então por que é bonito postar um copo de cerveja no final de semana ou uma taça de vinho depois de um dia exaustivo, mas é inaceitável transmitir a ideia que o açúcar é prejudicial apenas em alguns contextos?


Aceitável mesmo é estimular o consumo de alimentos ultraprocessados com adoçantes, né...


E o que a OMS diz sobre adoçantes?

A OMS sugere que os adoçantes sem açúcar não sejam usados ​​como meio de controlar o peso ou reduzir o risco de doenças crônicas não transmissíveis .


Que tal o equilíbrio?

No que é feito e no que é falado

Você pode comer açúcar e pode beber álcool, mas você deve ficar atento ao que as pessoas e os profissionais de saúde que você segue postam sobre esses assuntos. Se for pra ter parcimônia, é preciso ter em relação aos dois, e entender que o álcool sempre será mais prejudicial pra saúde que o açúcar.


Também se questione sobre as suas ideias sobre isso. Não tem como demonizar o consumo de açúcar argumentando que é prejudicial pra saúde e incentivar o consumo de álcool, ok?



Referências:

  1. World Health Organization (WHO). Use of Non-Sugar Sweeteners: WHO Guideline. Geneva: World Health Organization; 2019. Disponível em: https://www.who.int/publications/i/item/9789241550545

  2. World Health Organization (WHO). Global status report on alcohol and health 2018. Geneva: World Health Organization; 2018. Disponível em: https://www.who.int/publications/i/item/9789241565639

  3. World Health Organization (WHO). Guideline: Sugars intake for adults and children. Geneva: World Health Organization; 2015. Disponível em: https://www.who.int/publications/i/item/9789241549028


✍🏼Milena Hernandes - Nutricionista

📌CRN-3 63747



Comments


bottom of page