top of page

Romantização da magreza

Muito se fala sobre a romantização da obesidade e como pessoas gordas estão incentivando um comportamento como o "body positivity" ou em português, positividade corporal, este que prega pela auto aceitação e amor próprio, não importa qual é seu peso ou o formato do seu corpo. Isso não é romantização da obesidade, nunca vi uma pessoa com essa doença dizendo: "vem, experimente pesar tantos quilos, é muito legal! Venha adquirir obesidade também!" (isso soa até estranho, não é?).


O que muitos dizem que é romantização da obesidade, são na verdade pessoas querendo exercer direitos básicos, de existir, caber nos lugares, socializar, receber tratamento igual a qualquer pessoa. Se pensar bem, não é nada demais.


Agora, alguém já viu alguém incentivando a magreza ou exaltando a magreza, não importa o quê? "Emagreça 10kg em 1 semana", "Siga meu protocolo para caber numa calça 36!", "Fique magra e volte a ser feliz"... Exagerei (um pouco) nos enunciados, mas você sabe que já viu coisa parecida por aí.


Quando enxergamos uma pessoa magra, parece que automaticamente vem uma imagem de que é uma pessoa disciplinada, esforçada, bonita e saudável, e essa característica física passou a ser elogio: "nossa, como você está magra!!", "uau, como você emagreceu!". E pode notar que sempre vem aquela frase pra fechar "o que você fez/está fazendo?".


Nós nunca enxergamos o que está por trás da magreza, nem da perda de peso. Pode ser um luto, uma doença, um transtorno alimentar... pode ser uma genética que favorece esse biotipo, e essa pessoa pode estar comendo muito mal, cheia de problemas de saúde "invisíveis", e você está ali, admirando aquela pessoa e no fundo querendo ser como ela.


Se não vemos o que está por trás, como somos capazes de julgar? Como podemos usar “gorda” ou “magra” para ofender ou elogiar? Seria o critério 100% estético? Estaríamos enxergando apenas o físico? Será que temos coragem de admitir isso?


Nós vemos corpos, formas físicas, e é isso que "gorda" ou magra" são. Formas de descrever o corpo, não estão associadas à coisas positivas ou negativas, à elogios ou ofensas. Não vemos problemas na família, condições hormonais, presença de transtorno alimentar, perda de pessoas próximas, consumo alimentar, nível de atividade física, nível de estresse, condição socioeconômica, acesso à informação, histórico de saúde... Quanta coisa oculta, não é mesmo?

Comments


bottom of page