top of page

Redução de danos em festas de fim de ano

As festas de final do ano podem ser momentos muito felizes, mas também podem trazer angústia, sofrimento e excesso de preocupação para algumas pessoas. De forma bem inclusiva trouxe aqui alguns pontos para você analisar e algumas dicas práticas do que fazer em certas situações.





Pense em suas sensibilidades, intolerâncias e alergias alimentares.


Sensível ao glúten ou com doença celíaca? Pense em alimentos para levar como substitutos aos tradicionais presentes no seu natal que são fonte de glúten e certifique-se sobre a contaminação cruzada das outras preparações.


Intolerante à lactose? Prepare-se levando a enzima lactase em quantidade suficiente ou leve substitutos vegetais ou sem lactose.


Sensibilidade à FODMAPs? Evite ao máximo os alimentos ricos em  carboidratos fermentáveis, otimize sua digestão com enzimas, frutas ricas em enzimas (mamão ou abacaxi) e se for consumir, controle a quantidade.


Alergia à algum alimento? Se ele fizer falta pra você, leve uma preparação segura para substituir a original e certifique-se quais preparações têm traços do alimento alergênico. 


Escolheu deixar de comer algum alimento? É vegano, vegetariano, flexetariano ou simplesmente não curte algum alimento?


Se você tem intimidade com quem está organizando a festa, comunique isso antes, para que as preparações sejam adaptadas ou separadas dentro do possível (ninguém morre de trocar manteiga por azeite num refogado). Se não, garanta sua comida da noite e leve preparações substitutas para as quais sabe que terão os ingredientes que não consome.


Pense se normalmente você sente algum descontrole nessas situações.


Sim? Tente focar sua atenção no ambiente e nas pessoas, desligando-se um pouco da comida. Pense como está feliz de se reunir junto à aquelas pessoas, o que aquele momento significa pra você e o como aquelas relações te fazem bem. Faça um trabalho de mindful eating (comer com atenção plena), aprecie cada alimento e não se restrinja nem se proíba de comer nada.


Pressa pra comer? Respire entre as garfadas, descanse os talheres na mesa enquanto mastiga e evite somente ficar beliscando, prefira fazer um prato e sente-se à mesa para comer. Isso vai fazer com que você exercite mais a consciência e percebe mais nitidamente os seus sinais de fome e saciedade.


Não se culpe em nenhuma hipótese. 


Lembre-se de nutrir-se de alguma forma


Seja no momento do jantar ou da ceia ou ao longo do dia. Seu corpo ainda precisa de nutrientes para funcionar, então mesmo comendo coisas diferentes ou mais gostosas/palatáveis, não esqueça dos vegetais e das frutas.


Hidrate-se

Tente manter sua hidratação adequada durante o dia todo, assim como você faz todos os dias. Se for consumir bebida alcoólica, dobre a atenção para esse quesito.


Vai beber álcool?

Traga consciência para esse consumo, e lembre-se que não há dose segura para o consumo de álcool. Beba o mínimo possível e não exagere a ponto de se sentir mal física ou psicologicamente. Beba se realmente gosta, e não apenas por estímulo ou influência do seu ambiente social.


Espero que isso sirva para te deixar mais tranquila ou tranquilo e que você possa usar toda sua energia se divertindo e aproveitando o momento. Boas festas para vocês e nos vemos em 2024!


Se prefere ver o conteúdo em vídeo, confira o vídeo no canal da Tribu Saúde:



Comments


bottom of page