A resposta mais curta é não. Principalmente quando o uso é frequente, e não bem indicado.
Como os os probióticos são suplementos super acessíveis, que não precisam de prescrição, ficam ali na prateleira da farmácia, muita gente tem se auto-suplementado com eles. Ainda mais que o assunto “microbiota intestinal” tem sido muito falado por aí!
Mas, será que essa suplementação é indicada pra todas as pessoas? Em todas as fases da vida? Será que muda o tipo de probiótico? A hora que você toma? O quanto você toma?
Claro que sim. Tudo que for suplementação e medicação, deve ser individualizado e pensado pra você, ser único, com peso, altura, rotina, composição corporal, etc. diferentes de qualquer outra pessoa!
Na maioria dos casos, vai ser só um gasto de dinheiro à toa, porque os probióticos não farão mal algum. Pensa se uma pessoa que tem hábitos completamente não saudáveis, resolve ingerir bactérias benéficas, numa quantidade recomendada, e não muda em nada o estilo de vida, a partir do momento que ela interromper essa ingestão, a microbiota dela volta a ser o que sempre foi, em consequência desses hábitos.
É muito melhor suplementar probióticos, pré-bióticos, pós-bióticos e outros compostos em pessoas já saudáveis, pra que essas bactérias ou compostos que dão suporte à elas e ao ambiente em que elas vivem, permaneçam ali, no organismo do indivíduo.
Além disso, em algumas condições, como na SIBO (super crescimento bacteriano) ou até em algumas fases da Síndrome do intestino irritável, os probióticos podem agravar alguns sintomas.
Melhor coisa é fazer uma consulta com a sua nutricionista, pra que ela indique ou não essa suplementação, na dose correta, pelo período indicado e escolhendo as espécies corretas das bactérias para seu objetivo.
Espero ter ajudado!
Comments