Doce de leite: como o próprio nome diz, um doce feito a base de leite (e açúcar). Tá, mas o que aconteceu nesses tempos que esse doce ficou tão famoso? Me pergunto se foram esses grandes nomes do mundo fitness que "viralizaram" esse doce ou os nutricionistas famosos que passaram a escancarar a informação nutricional desse alimento, como se não estivesse escrito na embalagem.
Mas o doce de leite virou uma febre como pré-treino, como alimento "para matar a vontade de comer doce" (não vejo sentido nisso, afinal, não é um substituto para tirar sua vontade de doce, é um doce de fato matando sua vontade), surgiram inúmeras comparações entre doce de leite e pasta de amendoim, enfim...
Primeiro, preciso deixar claro: existem diferenças gritantes entre pasta de amendoim e doce de leite, já que um é um doce a base de leite e açúcar, com o carboidrato predominante e o outro é uma pasta a base de uma oleaginosa, mais rica em gordura. Eu não acho justa a comparação, já que são dois alimentos com composições bem diferentes. Além disso, um é feito apenas de 1 ingrediente (o amendoim) e o outro tem adição de açúcar (e se não for de alta qualidade, vai ter adição de outros ingredientes e aditivos). Além disso, por que o açúcar é colocado na cruz em tantas situações, e nessa não? Por que ele é comparado à drogas ilícitas e quando está no doce de leite o açúcar sai ileso?
Na minha cabeça, existem muitos questionamentos em relação à essa moda do doce de leite. Se você gosta de doce de leite, é possível incluir ele na sua alimentação de alguma forma, mas eu não incluiria todos os dias, porque afinal, é um alimento com açúcar adicionado. Se você não gosta tanto e está comendo porque um personal mandou (já aconteceu isso na minha prática clínica), porque a influencer está comendo ou porque os marombas do mundo fitness comem, pare. Você não precisa disso. É uma febre e vai passar.
Não estou condenando o consumo do doce de leite, só quero trazer algumas reflexões:
1 - Você come doce de leite porque gosta muito desse alimento ou porque foi influenciado?
2 - Você entende que é um produto com açúcar refinado adicionado? Acha ok comer todos os dias?
E a mais importante:
3 - Por que somos tão permissivos e flexíveis com o doce de leite (e o fato dele ter açúcar) e ao mesmo tempo condenamos outros alimentos doces e a presença do açúcar de forma esporádica na nossa alimentação?
Te dou um exemplo: por que as pessoas condenam e julgam quem coloca açúcar no café, mas acham lindo quem come doce de leite? Sendo que são duas preparações com o mesmo açúcar? Qual a diferença entre elas? "Não vale a pena colocar açúcar no café, o doce de leite pelo menos é gostoso". Tá, mas isso é o que você pensa, pra outra pessoa pode ser mais importante colocar açúcar no café, mas ela será muito mais julgado que alguém comendo uma colher de doce de leite antes de ir pra academia. Por que?
Comments