top of page

Por que usar o termo plant based?

Será que usando um termo em inglês não estamos elitizando esse tipo de alimentação? Será que estamos a tornando menos acessível? Não seria melhor usar termos como “vegetariana” ou “vegana”?


Na minha opinião, não estamos.



Acho importante destacar o motivo pelo qual fazemos isso com frequência. O termo “plant based” vem de uma expressão um pouco maior, “whole food plant based”, que quer dizer “baseada em vegetais e grãos integrais”. Quando escrevemos dessa forma, é mais fácil filtrar os resultados de pesquisas de banco de dados científicos, já que para diferenciar uma dieta vegana ou vegetariana com alimentos ultra processados ou processados de uma dieta com alimentos vegetais da forma mais integral possível, se usa o termo “plant based”.


O veganismo é um movimento, que, segundo a Vegan Society, procura reduzir toda e qualquer forma de exploração animal, dentro do possível e praticável. Ou seja, se refere à roupas, cosméticos, produtos de limpeza e claro, alimentação.


Mas é muito claro que a indústria de alimentos vem evoluindo e se adaptando aos novos costumes e novas tendências, e cada vez mais, estão sendo lançados produtos sem nada de origem animal (veganos), mas cheios de gordura saturada, sódio e aditivos. Isso não é saudável, da mesma forma que produtos ultra processados onívoros também não são!


Espero ter sido clara nas explicações, e estou aberta para ouvir o que todos acham sobre isso!


Vamos espalhar por aí e ensinar as pessoas o que é “plant based” ao invés de abominar esse termo só por não estar em português? ❤️

Comentários


bottom of page