Ontem foi dia de fazer as minhas refeições e congelar. Isso significa que: ontem foi dia de passar algumas horinhas cozinhando, porcionando a comida e lavando a louça no fina. Tudo isso para ter váaaarios dias de paz, sem louça "pesada" pra lavar, tendo que preparar saladinhas ou algo especial apenas.
Muito se fala sobre motivação, foco e disciplina hora de seguir uma diet ou na hora de seguir uma alimentação saudável. Mas a verdade é que de nada adianta ter tudo isso e não saber executar, pelo simples motivo que esses sentimentos duram dias, e você não vai querer sujar 3 panelas e 2h para cozinhar as refeições que vai comer no mesmo dia.
E outra verdade, é que se você não tiver tanta disciplina e foco, mas tiver praticidade e conveniência (refeições congeladas gostosas e baratas), você vai conseguir s alimentar de forma saudável muito facilmente, se tiver bem consolidado o motivo pelo qual está fazendo isso.
COMO EU FAÇO
Primeiro, eu seleciono algumas variedades de alimentos fonte de proteínas e carboidratos. Dessa vez, como alimentos fonte de carboidratos, eu escolhi arroz 7 grãos, arroz cateto integral (amo arroz cateto) e grão de trigo. Poderia ter escolhido arroz branco, batata, mandioca, milho, cuscuz, etc., mas dessa vez foram esses.
Como alimentos fonte de proteína, escolhi o feijão branco, feijão preto, feijão carioca e grão de bico. Deixei eles de molho na semana passada e em seguida congelei, para que chegasse ontem e eu só tivesse que cozinhá-los.
Depois, eu escolho alguns vegetais (que serão refogados ou assados). Escolhi o chuchu, vagem, quiabo e cenoura. Esses, apesar de serem muito importantes nutricionalmente, são os que dou menor atenção no processo de montagem das marmitas. Porque eu sei que ainda vou completar com salada na hora de comer, então só completo o espaço na marmita restante com os vegetais que cozinhei.
Também garanto que vou ter cebola, alho, sal, ervas e especiarias, para temperar toooda essa comida.
Cozinho tuuuuuudo e deixo tudo pronto na bancada, e vou colocando nas marmitas, combinando as opções, para não ficar sempre na mesma.
Arroz cateto + feijão preto + quiabo
Arroz cateto + feijão carioca + vagem
Arroz 7 grãos + feijão carioca + canoura
E por aí vai...
Antes de tampar, eu identifico todas as marmitas e colo com um durex na tampa. E recomendo fortemente que você faça o mesmo, para não ter vontade de comer feijão preto e descongelar a marmita com grão de bico por engano.
Escrevo num papel, coloco o durex por cima e colo na tampa (papel direto vai molhar, então precisa mesmo do durex).
De vez em quando, também faço sopas, e fiz dessa vez. Usei o feijão branco e um mix de legumes que tinha mandioquinha (para representar a fonte de carboidrato). Refoguei cebola e os legumes direto na panela de pressão, sem deixar cozinhar. Depois, adicionei o feijão branco e água. Deixei cozinhando por 20minutos, tirei a pressão e bati 1/3 da preparação no liquidificador. Misturei tuuuudo e fiz o mesmo processo de porcionar e identificar.
Por fim, ajeito tudo no congelador (cuidado para não fazer mais marmitas que o seu congelador comporta) e lavo toda a louça com dor nas costas porque fico nervosa só de pensar em acordar com aquela pia amontoada.
SE PREPARE PARA A LOUÇA
Sim, vai ter louça. Muitas vezes você vai ter que lavar durante o processo todo - porque ninguém tem tantas panelas assim, principalmente de pressão. E no fim você já vai estar com dor nas costas (dependendo da idade a intensidade pode aumentar ou diminuir),mas aí vai de você se quer de fato fazer isso na mesma hora ou deixar para depois (o que não recomendo). Ou quem sabe, numa hipótese melhor ainda, você tenha alguém para dividir esse trabalho, o que pode reduzir em parte o cansaço físico e talvez o tempo total dedicado à essa atividade.
Registro para provar que houve MUITA louça.
Marmitas salvam noites cansadas e finais de dia exaustos.
Marmitas fazem com que economizemos dinheiro (com delivery e comidas prontas de outros lugares).
Marmitas fazem você agradecer seu eu do passado por ter feito elas.
Comments