top of page

O que é Mindful Eating?

Se você come rápido demais, tem algum problema digestivo ou tem episódios de descontrole alimentar e uma relação ruim com a comida, o Mindful eating pode ser muito útil.


A tradução livre do termo significa "Comer com atenção plena", que remete ao Mindfulness, a Atenção plena, uma técnica de meditação. Apesar de estar ligada a meditação, a técnica de comer com atenção plena pode servir para diversas questões de saúde, e melhorar tanto as condições fisiológicas quanto emocionais relacionadas ao alimento e à digestão.


Se você é do tipo de pessoa mais cética, que tem preguiça só de ouvir o termo "meditação", você precisa entender que o mindfulness tem sua eficácia comprovada pela ciência, e a aplicação do mindful eating também está bem documentada, inclusive para a melhora de sintomas relacionados ao trato gastrointestinal.


Mindful eating é comer devagar, ativando todos os seus sentidos, olhando o alimento, pensando da onde ele veio, sentindo o cheiro dele, a textura dele fora e dentro da boca. É ouvir o barulho que faz quando a gente o mastiga, o sabor que tem assim que é colocado na boca e quando está prestes a ser engolido. É trazer a atenção para o ato de se alimentar.


Quando fazemos isso, a parte de mastigar devagar, engolir antes de colocar mais uma garfada na boca e respirar entre uma garfada e outra contribui para a melhora da digestão e consequentemente dos sintomas gastrointestinais.


A parte de trazer atenção para o ato de se alimentar pode te ajudar a perceber se o que está sentindo é fome de verdade. Se for, ótimo, você vai comer e aquilo vai te dar a energia que você precisava. Se não, ainda temos algumas possibilidades do que pode ser. Vou citar as duas principais que observo em consultório:

Fome emocional: quando queremos tapar um buraco, que não é o do nosso estômago, com comida. Normalmente não funciona, porque comemos sem critério, na intenção de nos aliviarmos, nos acolhermos ali, com o alimento (que não dá nenhum tipo de acolhimento, né?). Além disso, quando se come para tapar um buraco das emoções, isso normalmente é associado ao descontrole alimentar, e esse comportamento vem comummente acompanhado de culpa e julgamento.

Vontade de comer: não confunda, a vontade de comer não é como a fome emocional. Ela é específica. Você não tem vontade de comer "doce", você tem vontade de comer a torta de morango que sua mãe faz. Você não tem vontade de comer "uma coisa gostosa", você tem vontade de comer aquele hambúrguer do restaurante tal. A vontade sempre será de algo específico, e a não ser que você tenha alguma restrição embasada em relação à esse alimento, minha recomendação é que você coma-o. Mas, se o fizer com calma, usando as técnicas de mindful eating, vai conseguir apreciar essa refeição e apenas uma pequena quantidade será suficiente para te satisfazer. Você pode fechar os olhos, se livrar do julgamento e comer devagar, olhando pra comida, sentindo o cheiro, e realmente aproveitando esse momento.


Veja esse conteúdo em vídeo:



✍🏼Milena Hernandes - Nutricionista

📌CRN-3 63747


コメント


bottom of page