top of page

Manifesto por menos tempo de tela

Silêncio pois estou LENDO meu JORNAL de papel!!!



O tempo excessivo de telas é algo que tem me incomodado muito ultimamente. Posso falar aqui algo do tipo “mas eu trabalho com isso também!” Mas seria só tentando passar pano pra mim mesma. Todo mundo sabe quanto tempo passa trabalhando e quanto tempo passa se entretendo? Se anestesiando? Gastando tempo? Derretendo o cérebro? Não sei do que chamar.


São 5 minutinhos que você ia fazer uma busca no Instagram e já se foram mais sei lá quantos minutos fazendo nada, navegando, vendo a vida alheia ou vendo conteúdo que você já nem sabe mais o motivo por trás. E eu falo Instagram, mas você pode colocar no lugar “Tiktok”, “Facebook”, “Twitter” ou qualquer outra rede social que pareça areia movediça pra você.


Eu assino a newsletter da @associacaodossemcarisma há um bom tempo e recebo o e-mail toda semana, amo e consumo vários outros conteúdos da associação e da Camila Fremder(@cafremder), a idealizadora do projeto. Quando anunciaram a oportunidade de receber o Jornews (que é a versão impressa da newsletter), me animei muito e preenchi o que precisava! Acompanhei o lançamento aqui pelo Instagram e hoje recebi minha edição, e tive vontade de compartilhar para que esse “manifesto por menos tempo de tela” chegue a mais pessoas.


Não é pra zerar o tempo de tela (seria lindo de vez em quando, né?), mas usar as telas com objetivo e com consciência. Nada de ficar rolando feeds por horas, sem ver sentido naquilo. Use do jeito que achar mais adequado, mas de um jeito que você receba algo em troca também, não só um falso-preenchimento. Eu gosto de acompanhar a vida de quem não consigo estar perto e de compartilhar coisas que informem pessoas sobre assuntos que acho interessantes e úteis. Gosto de ver receitas e algumas novidades. Mas limitei meu tempo (e ultrapassei esse limite alguns dias) e espero usar essa ferramenta cada vez com mais consciência.


Você já parou pra pensar sobre isso?

Comments


bottom of page