top of page

Livro: 10% humano

Amei o livro, principalmente pela autora ser realmente uma pesquisadora na área de doenças relacionadas ao intestino e à microbiota intestinal. 


Acho uma ótima porta de entrada para profissionais que desejam começar a estudar sobre intestino, uma leitura maravilhosa para aqueles que já estudam sobre o assunto (porque é fluida e conhecimento nunca é demais, até as mesmas ideias repetidas são válidas) e até uma leitura válida para o público geral, para pessoas que se interessam sobre o assunto (saúde, intestino, microbiota...) ou até para aqueles que sofrem com alguma condição intestinal, autoimune ou de alergias e sensibilidades alimentares. 


A linguagem é fácil e a autora traz algumas estatísticas interessantes, e o que mais gostei foi que ela abre muitos espaços para reflexões e deixa bem claro o que é um fato e o que é apenas uma hipótese (e precisa ser confirmada). Então muito provavelmente não vai induzir uma informação falsa ou sensacionalista sobre o assunto (provavelmente, porque o ser humano é capaz de tudo).


É uma grande perspectiva do que tem sido estuda nos últimos tempos e “coincidências” curiosas em relação à nossa população de bactérias, nosso estilo de vida e o surgimento de algumas condições de saúde. É claro que muitas outras informações foram descobertas desde então (o livro é de 2016), mas a estrutura do nosso sistema gastrointestinal e o histórico de doenças continuam os mesmos.


Vale a pena ler!


Sinopse do livro:

Há muito mais coisas em seu corpo do que você poderia imaginar. Cerca de 100 trilhões delas, para ser mais exato.


Para cada célula humana em nosso organismo, há outras nove impostoras, pegando carona. Você não é formado apenas de carne e osso, sangue e músculo, mas também de bactérias e fungos. Não é um indivíduo, mas uma colônia – um ecossistema. Somos apenas 10% humanos.


Até pouco tempo atrás, os micróbios eram vistos como invasores, inimigos, parasitas. Estávamos decididos a exterminá-los. Mas a ciência vem revelando uma história bem diferente: os micro-organismos comandam nosso corpo e evoluíram numa relação de estreita simbiose com os humanos – e é impossível ser saudável sem eles.


Neste livro instigante e revolucionário, a bióloga Alanna Collen apresenta as últimas pesquisas científicas e mostra de que forma os micróbios que habitam o corpo determinam nosso peso, o funcionamento de nosso sistema imunológico e até mesmo nossa saúde mental.


Além disso, mostra como as doenças modernas – obesidade, autismo, transtornos mentais, problemas intestinais, alergias e doenças autoimunes – teriam uma causa comum: o fato de não estarmos cultivando uma boa relação com nossa colônia pessoal de micro-organismos.


Esta nova perspectiva traz uma boa notícia: ao contrário de nossas células humanas, nossa colônia microbiana pode ser alterada para melhor. Depois de 10% Humano, você nunca mais vai enxergar seu corpo – e sua vida – da mesma forma.


Ele tem 288 páginas.

Comments


bottom of page