Nutricionistas e fotos de antes e depois são como água e óleo, não se misturam. Porém existem profissionais que gostam de fazer uma emulsão (método que torna homogênea a junção de 2 líquidos que normalmente não se misturam) e utilizar essa prática em suas redes.
É antiético postar foto de antes e depois de seus pacientes (porque direta ou indiretamente isso quer dizer que qualquer um que se tornar seu paciente será transformado e chegará nos mesmos resultados). É antiético postar foto de antes e depois de si mesmo até! Não pode, é simples!
Postar fotos de antes e depois pode ser uma forma de marketing nutricional desonesto e também uma forma de enraizar na cabeça de quem está vendo que a nutrição existe para emagrecer pessoas, a nutrição existe para tornar os corpos menores, mais musculosos, com menos gordura. E na verdade, a nutrição existe para trazer saúde, melhorar marcadores laboratoriais, trazer longevidade, garantir uma vida com disposição, alegria e energia para as pessoas. Onde ficam os exames bioquímicos nessas fotos de antes e depois? Onde fica não estar cansada o tempo todo?
E mesmo que, alguns usem o argumento de que o antes e depois é para exemplificar, mas que ocorreram outras mudanças também, mesmo que isso esteja escrito na legenda, o enfoque é a foto. O que vai chamar atenção é a foto. É também o que vai gerar comparação, o que vai atrair (de forma desonesta) outros pacientes, é o que vai impressionar.
Pra onde vai a individualidade? Quem considera as variáveis entre um corpo e outro, entre um ambiente e outro, quando vê uma foto de antes e depois? A resposta é: ninguém. Então da próxima vez que você se deparar com fotos de antes e depois em redes sociais ou sites de nutricionistas, pense duas vezes antes de tomar o próximo passo (marcar uma consulta, iniciar um tratamento), porque essa pessoa está sendo antiética.
E essa informação está aqui, no código de ética profissional, capítulo IV, artigo 58.
"É vedado ao nutricionista, mesmo com autorização concedida por escrito, divulgar imagem corporal de si ou de terceiros, atribuindo resultados a produtos, equipamentos, técnicas, protocolos, pois podem não apresentar o mesmo resultado para todos e oferecer risco à saúde."
Tirar fotos do seu processo é um excelente método para acompanhar sua evolução, mas isso fica entre você e profissionais que te acompanham, ok? ❤️
Comments