top of page

Este produto causa câncer colorretal

O consumo de aproximadamente 50g de embutidos por dia é capaz de aumentar em 18% as chances de desenvolver câncer colorretal, mas você não vê isso escrito na embalagem de peito de peru, né?



A Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer, da Organização Mundial da Saúde, utiliza uma classificação de agentes cancerígenos (grupo 1), provavelmente cancerígenos (grupo 2A), possivelmente cancerígenos (grupo 2B) e não cancerígenos (grupo 3).


Em 2015, depois de uma análise da literatura científica sobre o assunto, os embutidos (presunto, peito de peru, salame, bacon, salsicha) foram incluídos no grupo 1, como agentes cancerígenos, na mesma categoria que o tabaco e que o amianto. Nessa mesma época, a carne vermelha não processada também entrou pra lista no grupo 2A, provavelmente cancerígenos.


A relação entre o câncer de pulmão e o tabagismo é muito óbvia e todo mundo sabe que alguém que fuma há certo tempo com certa frequência, vai em algum momento desenvolver câncer de pulmão ou algo perto disso.


Mas os embutidos, que estão exatamente na mesma categoria que o tabaco, não são vistos como um risco, e até estão presentes em algumas prescrições de nutricionistas (o famoso peito de peru).


Ninguém questiona sobre o consumo de tabaco e a relação com o desenvolvimento de câncer de pulmão. Mas o consumo de embutidos está nessa mesma categoria segundo a OMS, relacionado com o desenvolvimento de câncer colorretal.


O cigarro está para o câncer de pulmão assim como os embutidos estão para o câncer colorretal.

Commentaires


bottom of page