Quando a gente decide que vai começar a se alimentar de forma mais saudável, uma das preocupações que vem na cabeça é se você vai gastar mais dinheiro.
É uma preocupação legítima, mas se você for pelo caminho mais adequado, o contrário se torna realidade!
Sua alimentação vai se tornar mais cara se você quiser comprar os infinitos produtos da indústria de alimentos “saudáveis” (que só tem uma parte deles de fato saudável) disponíveis por aí.
Alimentos industrializados podem ser mais práticos e as vezes se encaixam na sua rotina melhor do que os alimentos in natura - e se isso não prejudica seu orçamento, tá tudo bem!
Mas se você sente que está gastando demais com alimentação, repense a utilização desses produtos e até de suplementos não essenciais que você utiliza.
E aqui vão algumas dicas práticas para economizar no dia a dia:
Vá à feira
Se for possível, quase no final dela (a famosa "xepa") - que é quando os alimentos que seriam jogados no lixo podem ser comprados por preços bem inferiores. E não esqueça de comparar preços - normalmente os supermercados disponibilizam um folheto das promoções da semana (através da internet ou aplicativos), então é só ver em qual dos lugares vale mais a pena.
Compre alimentos "da época"
Alimentos "da época" são mais baratos porque são cultivados em uma situação mais favorável, sem a necessidade de muitas intervenções. Por conta disso, esses alimentos recebem menos agrotóxicos e pesticidas no seu cultivo, além de serem mais saborosos! Você pode conferir a tabela coma sazonalidade de todos os alimentos de acordo com o preço no site https://ceagesp.gov.br/.
Faça refeições em casa
Assim, você evita pedir comida em aplicativos de delivery ou sair para comer em restaurantes com frequência, e não acumula gastos no fim do mês sem ao menos perceber. E se possível, congele partes ou a própria refeição, para não correr o risco de ter que gastar mais do que o planejado com comida ou até ter que comer algo não tão saudável por conta de falta de organização.
Aproveite 100% do alimento
Aproveite todas as partes dos alimentos, assim, você enriquece suas refeições em quantidade (de alimento e fibras) e em nutrientes. Coma cascas, utilize talos, utilize as partes não convencionais de alimentos (cascas de abacaxi, melancia ou banana) e não deixe nada de fora. Esse hábito além de econômico e saudável, é sustentável!
Evite industrializados
Evitar ultra processados é algo que devemos fazer sempre, mas aqui estamos falando de produtos industrializados, mesmo que aqueles saudáveis. Eles podem não trazer prejuízo para a sua saúde, mas sim para o seu bolso. Talvez aquele suplemento ou produto não seja tão essencial assim, certo? Pense o que esse item representa em sua alimentação e substitua por algo in natura que seja semelhante na composição nutricional.
Espero que essas dicas te ajudem e te inspirem - e ainda te façam economizar um pouquinho com alimentação a partir de agora.
Comentários