Os cogumelos não são fontes de proteínas e eu vou explicar o porquê.
Segundo a resolução no 54 da ANVISA, de 12 de novembro de 2012, um alimento é considerado fonte de proteína quando possui 6g de proteína por 100g de alimento ou por porção. Uma porção de cogumelo corresponde a 80g, enquanto uma porção de leguminosa cozida corresponde a 140 g, equivalente a 1 concha média cheia.
Considerando 100g de alimento, os cogumelos possuem em média, metade da quantidade de proteína das leguminosas, mas se analisarmos essa quantidade referente ao tamanho da porção, concluímos que os cogumelos possuem aproximadamente 2,08g de proteína por porção, impossibilitando-nos de dizer que é um alimento fonte, segundo a resolução da anvisa. Já as leguminosas possuem em média 7,7g, justificando o fato de que são a maior fonte de proteína da dieta vegetariana.
O grupo das leguminosas é composto por todos os tipo de feijões, lentilha, grão de bico, ervilha e soja. Agora, se quisermos atingir a mesma quantidade de proteína de uma concha de feijão com cogumelos, precisaríamos de quase 300g dos mesmos. E pensando em nosso dia-a-dia, isso não é viável e nem acessível, pois os cogumelos nem sempre são fáceis de achar e com certeza são mais caros que o feijão, por exemplo. Considerando também a nossa cultura brasileira do arroz e feijão, essa escolha por uma leguminosa é mais lógica.
Então, para atingir a quantidade recomendada de proteína de uma forma fácil e acessível com alimentos de origem vegetal, procure incluir leguminosas em suas refeições, na forma de hambúrgueres, bolinhos, germinadas, fermentadas ou cozidas do jeito tradicional.
Comentários