top of page

Barrinhas de proteína

As barrinhas de proteína têm se tornado bem populares ultimamente. A ideia e o conceito por trás realmente justificam o sucesso que elas fazem, além de serem gostosas.


As barrinhas chegam para trazer um alimento gostoso, proteico e prático (e quem não ama praticidade?) para compor seu lanchinho com saciedade e qualidade nutricional.

Porém, temos a ilusão de estarmos consumindo uma dose de proteína em forma de barra, enquanto a composição desse snack é bem mais complexa, com listas de ingrediente bem grandes e presença de aditivos e adoçantes artificiais (em sua maioria).

Vou dar um exemplo da lista de ingredientes de uma barrinha popular:

Blend proteico (proteína concentrada do leite, caseinato de cálcio, proteína concentrada do soro de leite), maltitol, caramelo de chocolate, chocolate branco diet, gordura de palma, colágeno hidrolisado, polidextrose, biscoito sem glúten, fibra de milho solúvel, crispie proteico, glicerina bi destilada, aromatizante idêntico ao natural, emulsificante: lecitina de soja (INS 322), cloreto de sódio, conservantes: sorbato de potássio (INS 203) e vitamina E.


18 ingredientes. Isso porque não sabemos exatamente o que tem no caramelo, no chocolate diet, no biscoito e no crispy proteico.


Só peço para que você se questione o motivo por trás do consumo da barrinha de proteína. Está comendo porque gosta? Está comendo porque se acostumou? Está comendo porque se não, comeria muito mais? Ela te salva em momentos críticos? Ou existem opções pra colocar no lugar, mas a barrinha é simplesmente mais gostosa? Será que você precisa de tanta proteína assim? São muitas perguntas, eu sei. Mas não faz sentido pra mim fazer um post sem trazer questionamento.


Na minha opinião, as barrinhas não devem estar por todo canto, nas suas bolsas e bolsos, para qualquer momento, e se for preciso, consumir até 2 no mesmo dia. Elas deveriam estar numa caixa de vidro, com a frase "quebre em caso de emergência", já que, pela quantidade de ingredientes e aditivos, esse alimento deve ser consumido esporadicamente, quando não houver nenhuma outra opção.

Comentários


bottom of page