As gominhas cheias de vitaminas e minerais existem há algum tempo. Mas parece que nos últimos meses esse formato de suplementação teve um boom.
E não consigo entender o por quê.
Qual seria a vantagem de pagar caro num produto superfaturado para obter benefícios que o mesmo suplemento em outro formato também seria capaz de fornecer?
Fora os suplementos que simplesmente não vão trazer benefício algum...
Praticidade?
Estamos falando de adultos funcionais com capacidade de engolir cápsulas ou pó diluído em líquido e sem seletividade alimentar grave, não estamos?
Palatabilidade?
E suplemento é pra ser gostoso? Não é mais pra cumprir a função de corrigir deficiências nutricionais e melhorar sintomas ou condições presentes?
Ps.: se sua dose de “comida” gostosa estiver vindo desses suplementos, reveja sua alimentação urgentemente!!!
Maior adesão ao tratamento?
Não seria melhor explicar o motivo pelo qual o paciente deve tomar tal suplemento e orientar ele a usar recursos para lembrar de tomar (alarmes, deixar num lugar visível, lembretes escritos...)?
Mas mal não vai fazer...
Será? Você está disposto a ingerir diversos aditivos alimentares junto com o suplemento - que na maioria das vezes é desnecessário? E outra, será que você precisa mesmo de TODAS aquelas vitaminas?
Ingredientes da "gominha de cabelo": açúcar, xarope de glicose, vitamina C (ácido ascórbico), vitamina E (acetato de alfa-tocoferila), vitamina B5 (d-pantotenato de cálcio), vitamina B6 (cloridrato de piridoxina), zinco (óxido de zinco), vitamina A (palmitato de retinol), vitamina B9 (ácido N-pteroil-L-glutâmico), iodo (iodeto de potássio), vitamina K1 (fitomenadiona), vitamina H (d-biotina), cromo (picolinato de cromo), vitamina D2 (ergocalciferol), agente de brilho (óleo vegetal e glaceante cera de carnaúba), estabilizante maltitol, gelificante pectina, acidulante ácido cítrico, regulador de acidez citrato de sódio, aromatizantes, corantes artificiais dióxido de titânio e vermelho-40.
Ingredientes da gominha de creatina: creatina monohidratada, agente de massa maltitol, gelificante gelatina, agente de massa sorbitol, acidulante ácido cítrico, aroma idêntico ao natural de maçã verde, glaceante cera de carnaúba, triglicerideos de cadeia média, acidulante ácido lático, conservador sorbato de potássio, corantes artificiais azul brilhante FCF e tartrazina, edulcorante sucralose e sequestrante EDTA dissódico.
Com o dinheiro que gastaria na gominha você compra muita comida de verdade.
Você contrata profissionais que vão te ajudar de verdade.
E você gasta com suplementos individualizados que vão resolver de fato suas deficiências nutricionais.
Então fica a reflexão: até onde vai o consumo de suplementos nesse formato? Vale a pena ingerir todos esses aditivos só porque eles vem dentro de uma balinha gostosa? Qual o motivo por trás dessa vontade em obter prazer no consumo de um suplemento?
✍🏼Milena Hernandes - Nutricionista
📌CRN-3 63747
Comments