As publicidades (mal identificadas) geram um desejo de consumo de produtos desnecessários e que se consumidos sem orientação, podem ser prejudiciais.
Os influenciadores fazem parecer que é preciso comprar todos esses produtos pra ter um vida X, sucesso, saúde... Parece que você só vai ser bom o suficiente se consumir esse produto (ou todos esses produtos).
Mas a verdade é que em muitos dos casos, eles nem comprariam esse produto, mas consomem porque ganham.
Talvez se comprassem e não tivessem nenhum interesse comercial por trás (como um CUPOM - que gera dinheiro para eles), nem mostrariam esse produto.
A publicidade abusiva e estratégias de marketing agressivas são fatores extrínsecos aos alimentos ultraprocessados e aos suplementos “fitness” que fazem com que o produto se torne mais atraente e nos atinja de forma inconsciente.
Isso gera um consumo desnecessário de produtos (gasto financeiro) e de ingredientes (todos os aditivos presentes nesses suplementos, excesso de gordura, sódio, açúcar, adoçante...).
Como a gente não pode contar com uma regulamentação desse tipo de publicidade, resta fazer o movimento individualmente e dentro das nossas “bolhas”.
Deixe de seguir e acompanhar influenciadores que fazem esse tipo de publicidade
Denuncie ao Instagram quando não for identificada a parceria paga
Conscientize amigos e família
✍🏼Milena Hernandes - Nutricionista
📌CRN-3 63747
Comments